domingo, 27 de julho de 2014

Opereta Convida: Espetáculo "Um bravo canto para desatar os perversos nós!", do Grupo onfraria da Paixã, na V Mostra de Artes Cênicas Opereta


Sinopse:
O poeta de cordel, Tranquilino Soares, incomodado com a manipulação política, econômica, ideológica e cultural que a elite brasileira promoveu, ao longo de nossa História, para dominar, manter seus privilégios e alienar o povo humilde, resolve assumir a defesa não somente do povo, como também da cultura popular. Para tanto, seleciona sete poetas populares e, a partir de seus poemas, convida o público para uma reflexão sobre a perversidade que a elite e os seus representantes do poder público vêm, com apoio da mídia e da Justiça, mascarando a realidade e mergulhando o povo brasileiro em condições de miserabilidade, promovendo de forma desumana, a alienação cultural e a perda de sua dignidade.


O Texto:
O texto, de Luiz de Assis Monteiro, é resultado de uma pesquisa realizada durante três anos, sobre a poesia popular brasileira. Foram pesquisados cerca de 300 poetas de cordel e mais 52 poetas populares, de quinze estados brasileiros. Destes, foram selecionados sete, cujos poemas servem de apoio para a reflexão sobre os problemas que afligem os diversos segmentos de nossa sociedade.


O Espetáculo:
O monólogo, interpretado por Luiz de Assis Monteiro, com duração de 80 minutos, tem início com a apresentação do poeta Tranquilino Soares que, numa interativade com o público, convida-o para uma reflexão acerca dos problemas que afligem o Brasil, sobretudo, no tocante à alienação cultural e a perversa luta de classes travada pela elite e a classe média, contra o povo humilde.
Começa estabelecendo uma reflexão acerca da necessidade da poesia na contemporaneidade, no universo da chamada “era tecnológica”; encaminhando a discussão para a questão: poesia popular versus poesia erudita. Em seguida, vai apresentando os poetas populares, ao mesmo tempo que vai articulando as suas reflexões sobre os problemas sociais brasileiros, como a fome, a miséria, o analfabetismo, a violência contra as mulheres, a agressão contra as crianças e a discriminação das minorias. Os poetas apresentados são: Juvenal Galeno, Raimundo Santa Helena, Firmino Teixeira do Amaral, Rossine Camargo Guarnieri, Patativa do Assaré, Zé Fortuna e Zé da Luz.


Histórico do Grupo: Confraria da Paixão - Teatro e Cultura Popular:

- A Confraria da Paixão é um Coletivo Teatral criado em 4 de março de 2001, formado por um núcleo artístico composto por artistas profissionais, tendo como diretor artístico, administrativo e representante legal, Luiz de Assis Monteiro. É um coletivo comprometido com o Brasil, com o povo, com a cultura e com o teatro brasileiro.

- É um Coletivo filiado à Cooperativa Paulista de Teatro, com sede na Praça Dom José Gaspar, 30 - 4º andar - Centro - São Paulo - SP, e inscrita no CNPJ nº 51.561.819/0001-69.

- Mantém sua sede à Rua Lopes de Oliveira, 659 - Barra Funda - São Paulo SP (Telefones: 11 3667.3497 - 9 6374.5125), onde desenvolve semestralmente e em continuidade, diversos cursos e oficinas na área de teatro e cultura popular.

- É um coletivo voltado à pesquisa do teatro brasileiro e da cultura popular, emsuas inúmeras manifestações, com grande acento na literatura de cordel. Possui um considerável acervo sobre a cultura popular brasileira, envolvendo uma biblioteca popular, uma videoteca popular, xilogravuras, esculturas em madeira, tacos de xilogravuras, bonecos populares e ainda, uma biblioteca de literatura de cordel.

- Desde a sua criação, em 2001, já realizou 21 espetáculos, todos elesdirecionados para a cultura popular brasileira. Destes, oito foram baseados, adaptados ou inspirados na literatura de cordel, nove deles foram destinados à rua, dois de bonecos populares, três para crianças e dois de palhaços populares.

- Já apresentou seus espetáculos em inúmeros teatros na cidade de São Paulo,como também no interior e em outros estados. Realizou cinco Mostras pelo SESC/SP e já se apresentou em inúmeras instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de São Paulo e de várias cidades do interior do Estado.

- Conquistou 4 prêmios no 8º Festival de Teatro de Mogi Mirim - SP, com o espetáculo: A Engrenagem, em 2009. E mais 7 prêmios no Festival Nacional de Teatro de Varginha. - MG, com os espetáculos: A farsa do Boi Surubão (Teatro de rua) e Como a brisa do outono, em 2008.


Ficha Técnica:
Texto: Luiz de Assis Monteiro
Encenação, Iluminação, Cenografia: Luiz de Assis Monteiro Direção de Ator, Sonoplastia e Figurinos: Solange Rua
Atuação: Luiz de Assis Monteiro
Operação de Som e Luz: Renato Barroso e João Gilberto
Estúdio e Gravação da Sonoplastia: Sílvio Rua
Costureiros: Dirce Marques Lettmann e Renoldo Letmann
Cenotécnico: Aguinaldo Rosa
Fotos: João Gilberto
Programação Visual: Adalberto Lima
Produção: Confraria da Paixão
Produção Executiva: Bilheteria Produções Artísticas


Sobre o Serviço
O quê?: Apresentação da peça teatral  "Um bravo canto para desatar os perversos nós!"
Quando?: 27/07/2014
Que horas?: 20h
Quanto tempo de peça?: Aproximadamente 80 minutos 
Quanto é?: Gratuito
Onde?: Associação Cultural Opereta (Rua Dr. Emílio Ribas, 168, Poá, SP - Próximo a Vivo)
A partir de que idade?: 14 anos
Como entrar em contato com o grupo?: Site: www.confrariadapaixao.com.br / E-mail: confrariadapaixao@gmail.com / Telefone: (11) 3667.3497 - 9 6374.5125 



---
Associação Cultural Opereta
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas,  168 - Vila Sopreter - Poá / Telefone: 11 4638-2700 / Blog: acopereta.blogspot.com / E-mail: acopereta@gmail.com / Facebook: Associação Cultural Opereta / Comunidade no Facebook: Associação Cultural Opereta Google Plus: Associação Cultural Opereta Comunidade no Google Plus: Associação Cultural Opereta Canal Youtube: acopereta / Twitter: @acopereta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário