domingo, 27 de julho de 2014

Opereta Convida: Espetáculo "Ópera do Trabalho", do Grupo Buraco d`Oráculo, na V Mostra de Artes Cênicas Opereta


Sinopse 
O espetáculo, criado coletivamente, toma como mote a pesquisa sobre a precarização do trabalho e uma estética musical. O objetivo é desvelar como os produtores estão apartados de sua produção, submetidos a péssimas condições de trabalho, mas sempre com humor, elemento crítico fundamental. 

O espetáculo foi estruturado em quadros, de forma episódica, mas buscando dar conta do universo trabalho. O primeiro quadro é sobre a saga de Mazé e João, o segundo apresenta uma denúncia histórica da exploração de mulheres e crianças, o terceiro apresenta os desterritorializados do trabalho e, por fim, o quadro final em que os trabalhadores tomam consciência. 

A música é a tônica da dramaturgia, cria situações, diálogos, distancia ou envolve emocionalmente os espectadores. Uma ópera às avessas, que foge do bel canto e abusa de ritmos populares.


Histórico do Grupo
Buraco d`Oráculo nasceu em 1998, com o intuito de fazer um teatro que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas. Desta forma, e desde o inicio, optamos pelo teatro de rua, pois esta foi a maneira mais efetiva que encontramos de compartilharmos momentos de reflexão e afetividade por meio de nossa arte. 

O trabalho do grupo é calcado em três pontos fundamentais: a rua, como local fundamental para promover o encontro direto com o público; a cultura popular, como fonte inspiradora e; o cômico, destacando-se a farsa e as relações com o denominado “realismo grotesco”. 

Encontramos nas manifestações populares os elementos de expressão de nossa arte. A descoberta do popular deu-se a partir do encontro com Ednaldo Freire, que orientou o grupo durante dois anos (1999 e 2000). 

O grupo optou por usar o popular e a rua como determinação e alvo de critica. Sendo assim o nosso trabalho, pelas características e adesões apresentadas, levou-nos ao encontro de um público diferente daquele que freqüenta as salas de espetáculos. Assim, começamos a desenvolver nossos trabalhos de forma descentralizada, buscando democratizar o acesso do fazer teatral. Desde 2002, atuamos pela região de São Miguel Paulista, bairro da Zona Leste de São Paulo. 

Essa necessidade de democratização do fazer artístico levou-nos a ampliar o nosso raio de atuação, apresentando nossos espetáculos nos conjuntos habitacionais da Companhia de Habitação (COHAB) da zona leste, densamente povoados, por intermédio do Projeto Circular COHAB´s, desenvolvido em 2005 com recurso do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais. Nesse processo de circulação, nosso trabalho ampliou-se, a partir de 2006, graças ao apoio do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, com o qual circulamos por dezoito conjuntos habitacionais, atingindo um público de mais de trinta mil pessoas naquele ano. 

Em 2008, obtivemos novamente os recursos do Programa de Fomento, e a partir de maio de 2008 passamos a desenvolver um trabalho de pesquisa junto às comunidades de atuação, que, apoiado por um processo de aperfeiçoamento técnico, resultou em um novo espetáculo Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem, que teve sua estreia em agosto de 2009. 

Em 2010 o grupo foi contemplado pela terceira vez com o Fomento para realizar o projeto Narrativas de Trabalho, desenvolvido até novembro de 2011 e do qual faz parte uma pesquisa sobre a narrativa bem como sobre a precarização do trabalho – temas sobre os quais o grupo tem criado intervenções. Em 2012 o grupo seguiu com a pesquisa e a elaboração do espetáculo Ópera do Trabalho, que teve sua estreia em julho de 2013. 

Nossos espetáculos são protagonizados por tipos populares, pessoas comuns, afinal são à eles que se destinam nossos trabalhos. Desde a formação até o presente momento, o grupo produziu nove espetáculos nos quais buscamos manter essas propostas. São eles: A Guerra Santa (1998); Amor de Donzela, Olho Nela! (1999); Quem Pensa Que Muito Engana, Acaba Sendo Enganado! (2000); A Bela Adormecida (2001); O Cuscuz Fedegoso (2002); A Farsa do Bom Enganador (2006); ComiCidade (2008); Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem (2009); Ópera do Trabalho (2013).


Ficha Técnica
Texto: Criação coletiva
Atores: Adailtom Alves, Amanda Nascimento, Daniela Landin, Edson Paulo, Guto Nunes, Heber Humberto Teixeira, Lu Coelho, Luana Scemark, Luciana Yumi Yara, Nathaly Oliveira Patricia Leal, Selma Pavanelli e Thiago Thalles
Direção: Adailtom Alves
Preparação e direção musical: Celso Nascimento
Preparação e arranjos vocais: Eric d`Ávila
Preparação corporal: Elizete Gomes
Cenário e adereços: Buraco d`Oráculo
Figurinos: Criação – Buraco d`Oráculo
Execução: F. Kokocht e equipe
Cenotécnico: Romisom Paulo
Gênero: Épico musical


Sobre o Serviço
O quê?: Apresentação da peça teatral  "Ópera do Trabalho"
Quando?: 27/07/2014
Que horas?: 15h
Quanto tempo de peça?: Aproximadamente 60 minutos 
Quanto é?: Gratuito
Onde?: Praça Afonso Carlos Fernandes (Rua Dr. Emílio Ribas, S/N, Poá, SP - Próximo a Associação Cultural Opereta)
A partir de que idade?: Livre
Como entrar em contato com o grupo?: Site: wwww.buracodoraculo.com.br / www.buracodoraculo.blogspot.com  / E-mail: adailton_alves@terra.com / Telefone: (11) 2621-8280 / 2558-2598 / 98188-3670 / 98152-4483


---
Associação Cultural Opereta
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas,  168 - Vila Sopreter - Poá / Telefone: 11 4638-2700 / Blog: acopereta.blogspot.com / E-mail: acopereta@gmail.com / Facebook: Associação Cultural Opereta / Comunidade no Facebook: Associação Cultural Opereta Google Plus: Associação Cultural Opereta Comunidade no Google Plus: Associação Cultural Opereta Canal Youtube: acopereta / Twitter: @acopereta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário