Divisão de Artes Cênicas da Associação Cultural Opereta
Fundado em 1991
O Núcleo Teatral Opereta foi criado em 1991 e, em 1994, fundou a Associação Cultural Opereta, com o objetivo de oportunizar a seus integrantes e à comunidade local um contato mais próximo com as artes e com as manifestações da cultural popular.
As montagens do Núcleo Teatral Opereta refletem a preocupação do elenco em relação à falta de espaços adequados para as artes e temas como a exploração do homem pelo homem, a relação entre o herói e histórias com temática da cultura popular, são as preferências do grupo. Espetáculos como "Opereta de Pai Francisco", "Francisco: Canções de um Miserável", "Palhaços", "Negrinha", "Conta - Gotas", "Santa Joana: Título Provisório" e "O Papagaiato", foram apresentados pelo grupo.
Atualmente, a companhia trabalha na peça "Almas Peregrinas" que, a princípio, foi baseada no texto "A Pedreira das Almas", de Jorge Andrade e, depois, sofreu outras intervenções de outros textos de autores latino - americanos como Juan Rulfo e Gabriel García Marquez e de outros, como Heiner Müller ("Horácio"), T.S. Eliot (poemas "A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock" e "Quarta-feira de Cinzas"), Sófocles ("Antígona"), Carlos Nejar ("O Evangelho Segundo o Vento"), Ovídio Naso ("Metamorfoses"), entre outros. A estreia aconteceu em dezembro de 2012.
Conheça um pouco mais sobre os nossos trabalhos abaixo:
O Auto da Luz
A criação do homem pela ótica dos folguedos populares. O homem é simples e livre mas isso não basta, as dúvidas o consomem, então conhece a Inveja e a ganância, que o transforma no Mal. Baseado na Obra de Flávio Campos
Elenco: Gilberto Santos, Fernanda Gonçalves, Juli de Orthz, Ailton Ferreira, Francisco Luciano, Felipe Gonçalves, Alexandre Basso, Dilson Rufino, João Paulo Dutra, entre outros atores.
Adaptação do Texto e direção: Marco Senna.
Cenário: Selma Lins
Veja as fotos e assista a gravação dessa peça abaixo:
Quadros -Vivos (Rua)
Experimentos de rua, baseados em estatuísmo e reprodução de imagens. A busca da rua como espaço de representação.Intervenção urbana, protesto. Questionar a necessidades de espaços públicos para a arte.
Santa Joana - Título Provisório
A busca do herói contemporâneo. Nós precisamos de heróis? Que são eles? Existem ou estão relegados ao passado? Vemos um ícone da idade média em contrastes com nossos valores e tentamos crer que é possível haver um herói num mundo fragmentado e sem referências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário