quinta-feira, 30 de julho de 2015

Opereta 21 anos, por Claudio Domingos Fernandes


Hoje, a menina dos nossos olhos faz 21 anos. Feliz Ano Novo!!!


OPERETA 21 ANOS
O ser humano é um ser de realizações materiais, intelectuais, espirituais. À cultura confluem e se cristalizam todas as atividades humanas, tanto as especulativas quanto as práticas constituindo um caleidoscópio de manifestações e realizações que constituem o mundo. Ao centro de toda ação humana incrusta-se a formação do ser humano pleno, autônomo, solidário. Eis, pois, a tarefa da CULTURA. Por isso, a Cultura não lida apenas com as manifestações artísticas, mas com todos os valores da sociedade humana. Promover a sociedade em seu conjunto, promovendo o indivíduo é a razão de ser da CULTURA. Ela deve forjar o humano em todas as suas dimensões. 

De tal modo, o projeto cultural de um povo, suas prioridades, valores, modelo de pessoa que se quer formar é definido coletivamente por toda a sociedade. Suas opções, suas necessidades básicas, seus anseios mais sublimes, delineiam seu caráter e sua identidade. É a sociedade em seu conjunto que deve ditar os rumos da cultura. 

O Estado é o mais elevado produto cultural de uma sociedade. E, enquanto expressão da sociedade e a serviço da sociedade, não pode eximir-se de suas atribuições. Cabe ao Estado incentivar a produção cultural, criando espaços, para a criação, produção e circulação de bens e serviços culturais; preservar e resgatar patrimônios e documentos históricos; fomentar iniciativas artísticas, formativas, e de pesquisa que evidenciem as características próprias de uma coletividade; facilitar o acesso universal às produções e manifestações culturais, incrementar e preservar manifestações culturais próprias de seu povo, etc. Ressaltamos, o Estado está a serviço da sociedade, não o contrário. A ele cabe propiciar os meios para a realização do humano pleno e solidário. 

Criada pelo GRUPO DE ARTE TERRA NOVA e pelo Grupo TEATRAL OPERETA a ASSOCIAÇÃO CULTURAL OPERETA está completando 21 anos de fundação. E desde suas primeiras atividades acredita que cabe ao Estado fomentar a CULTURA, mas é papel da sociedade formar o humano autônomo, capaz de se auto-assumir, assumindo seu caráter social, e daí assumindo seu papel no destino da humanidade, intervindo solidariamente na construção de uma sociedade justa e fraterna. E desde suas primeiras atividades, A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OPERETA tem focado suas ações em três eixos: prestar um serviço de formação cultural como mecanismo de fortalecimento comunitário, promovendo cursos e oficinas de interesse sócio-educativo; auxiliar na formação formal, contribuindo para o enriquecimento cultural de jovens e adolescentes; promover eventos que proporcionem contato da população em geral com as mais diversas formas de produção artísticas e culturais. Destes propósitos, resultam projetos como o FACES DA ARTE, o RECRIAR CRIANDO, o LADRILHAR, o ENCANTANDO, o MÃOS À OBRA e, sobremodo, o projeto PASSOS DA PAIXÃO.

Sabemos o quanto distante estamos dos ideais que nos impulsionaram e que nos mantêm na caminhada. Enfrentamos dia-a-dia os conflitos que nossa realidade nos impõe: somos poucos, somos limitados, temos parcos recursos e, às vezes pensamos não avançar, nossas atividades parecem inócuas. A barbárie parece avolumar-se. O Estado parece entregue à mesquinhez dos soberbos. O individualismo exacerbado parece ser a tônica do agir humano. É contra esta perspectiva insana que nascemos e lutamos há 21 anos. 

Ao longo destes anos, muitos amigos abraçaram nosso sonho e, direta e indiretamente, compõe conosco a ASSOCIAÇÃO CULTURAL OPERETA e contribuem para juntos realizarmos a Poá que queremos; o mundo que todos desejamos: JUSTO, FRATERNO, SOLIDÁRIO. Assim, contra toda adversidade, continuamos nossa jornada cultivando o conhecimento partilhado, o fazer coletivo para a coletividade, suscitando o olhar, a sensibilidade, o estranhamento que movem as pessoas a olharem para si, para o outro, para o mundo e a acreditar que a Poá, o Mundo que sonhamos é possível. Espaço de Cultura a serviço de Poá e do Mundo. 

Gostaria muito de terminar dizendo: PARABÉNS OPERETA. No entanto prefiro concretizar exortando: Avante OPERETA, a jornada apenas começou!

Claudio Domingos Fernandes (fundador)




---
Associação Cultural Opereta
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas,  168 - Vila Sopreter - Poá / Telefone: 11 4638-2700 / Blog: acopereta.blogspot.com / E-mail: acopereta@gmail.com / Facebook: Associação Cultural Opereta / Comunidade no Facebook: Associação Cultural Opereta Google Plus: Associação Cultural Opereta Comunidade no Google Plus: Associação Cultural Opereta Canal Youtube: acopereta / Twitter: @acopereta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário