sexta-feira, 10 de maio de 2013

Opereta convida: Apresentação da peça "Almas Peregrinas" no Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes


Almas Peregrinas (Divulgação)/ Fotos: Joyce Gomes e William Ferro




A peça:

Sinopse: Numa cidade abandonada por Deus, Jonas procura pelo seu pai. Nesta busca, encontra-se com diversas estórias que demonstram o caráter paterno e revelam a sina daquele lugar.

Release: Inspirada em contos latino-americanos "Almas Peregrinas" beira o realismo fantástico, conduzindo o espectador a uma experiência não linear. Leva ao palco personagens fora do comum, como Dodema que vive de migalhas pensando carregar em seus braços a filha do vento ou Frerêncio, cujo único desejo, é levar sua filha a Roma para que a mesma seja canonizada. São esses personagens que o jovem Jonas encontra em sua busca pelo pai, anseio este que tem como pano de fundo uma cidade completamente abandonada e esquecida por Deus.



Sobre o grupo:

O Núcleo Teatral Opereta foi criado em 1991 e, em 1994, fundou a Associação Cultural Opereta com o objetivo de oportunizar a seus integrantes e à comunidade local um contato mais próximo com as artes e com as manifestações da cultura popular. Desde o ano 2000, a Opereta realiza o espetáculo de rua e itinerante Passos da Paixão que atrai público de mais de 10.000 pessoas e que, a partir de 2013, faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Em 2009, a instituição foi contemplada como Ponto de Cultura para desenvolver o Projeto Mãos à Obra que capacita adolescentes e adultos através dos cursos de Artes Cênicas (interpretação, expressão vocal e corporal e maquiagem artística), Produção Cultural (figurino, adereços, cenografia, sonoplastia, iluminação, elaboração de projetos culturais, foto e vídeo digital) e Cultura Digital (design gráfico). Em 2010, a entidade foi contemplada com o prêmio Pontinhos de Cultura que atua na formação de músicos através do Núcleo de Música Opereta. 

A Associação Cultural Opereta tem um caráter de luta e embate pela educação e pela cultura e sabe da extrema importância destes dois fatores para tornar um povo consciente de sua função e existência no tempo-espaço da história humana. O Núcleo Teatral Opereta é uma importante ferramenta dentro da própria Associação Cultural Opereta pois funciona como catalisador junto à população e a outros grupos artísticos que atuam na cidade de Poá, na região, na capital do Estado e até mesmo no interior. Pelo grupo passaram diversos jovens e adultos, uns que inclusive avançaram e seguiram a carreira artística, outros se tornaram pessoas conscientes de seus papéis dentro da sociedade. 

As montagens do Núcleo Teatral Opereta refletem a preocupação do elenco em relação à falta de espaços adequados para as artes e temas como a exploração do homem pelo homem, a relação entre mito e herói e histórias com temática popular, são as preferências do grupo. Espetáculos como "Opereta de S. Francisco", "O Auto da Luz", "Francisco: Canções de Um Miserável", "Palhaços","Negrinha", "Conta-Gotas", "Santa Joana: Título Provisório" e "O Papagaiato", foram apresentados pelo grupo. Atualmente, a companhia trabalha na peça "Almas Peregrinas" que, a princípio, foi baseada no texto "A Pedreira das Almas", de Jorge Andrade e, depois, sofreu intervenções de outros textos de autores latino-americanos como Juan Rulfo e Gabriel García Marques e de outros, como Heiner Müller (“Horácio”), T.S. Eliot (poemas “A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock” e “Quarta-feira de Cinzas”), Sófocles (“Antígona”), Carlos Nejar (“ O Evangelho Segundo o Vento”), Ovídio Naso (“Metamorfoses”), entre outros. A estréia aconteceu em dezembro de 2012.



Ficha Técnica:

Elenco: Ailton Ferreira, Anderson Borges, Camila Rafael, Conceni Paulina, Dora Nunes, Erick Malccon, Fílipi Lima, Heline Albano, Marco Senna, Pâmella Carmo, Patty Nascimento.
Direção: Ailton Ferreira
Assistente de Direção: Marco Senna
Dramaturgia: Ailton Ferreira
Dramaturgismo: Camila Rafael
Iluminação: Tomate Saraiva
Op. de Luz: Josiane Abreu
Sonoplastia/Músicos: Erick Malccon, William Ferro, Fílipi Lima
Cenografia: Marco Senna
Figurino: Camila Rafael – Pâmella Carmo
Maquiagem: O grupo
Arte Gráfica: Anderson Borges, William Ferro

Fotografia: Joyce Gomes, William Ferro
Divulgação: Joyce Gomes
Gravação e edição de vídeo: Joyce Gomes
Produção: Núcleo Teatral Opereta                                                                                             
Apoio: Associação Cultural Opereta



O serviço:

O que?: Almas Peregrinas
Quem?: Núcleo Teatral Opereta
Onde?: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)
Quando?: 18 e 19 de abril, sábado e domingo, 20h.
Quanto?: R$12,00 (meia-entrada para estudantes, professores, classe artística e maiores de 60 anos)***
A partir de qual idade?: 12 anos
Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br



*** Parte da renda arrecada com a bilheteria dessa apresentação será revertida ao Teatro Contadores de Mentira.




---
Associação Cultural Opereta
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas,  S/N - Vila Sopreter - Poá / Telefone: 11 4638-2700 / Blog: acopereta.blogspot.com / E-mail: acopereta@gmail.com / Facebook: Associação Cultural Opereta / Google Plus: Associação Cultural Opereta  / Canal Youtube: acopereta / Twitter: @acopereta

 

Um comentário:

  1. ADOREI!

    É BEM CAPAZ QUE EU VÁ NO DOMINGO, MAS SE EU SOUBER QUE NÃO VOU PODER IR, DAÍ EU VOU NO SÁBADO..

    SUCESSO MENINADA..

    ResponderExcluir