sábado, 16 de junho de 2012

Opereta convida: Oficina de Arte Urbana - GRATUITA


Criação plástica em diálogo com a rua


A Associação Cultural Opereta firmou uma nova parceria. Dessa vez com o coletivo ALMA AMBIENTAL para a realização do projeto RITOS DE RIOS E RUAS - OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E MEMÓRIA que será desenvolvido na sede da Associação Cultural Opereta, de julho a dezembro, e compreenderá:

* Introdução à História Oral (dois encontros) - Aulas expositivas e vivências introduzindo aos procedimentos da história oral.

*Coletas de histórias (seis encontros) - Coleta de relatos, objetos, fotos antigas e referências musicais dos moradores mais antigos da região onde a oficina está sendo realizada, sempre trazendo luz à temática ambiental.

*Ateliê (dez encontros) - Nesse estágio começa o trabalho de formatação propriamente dita das criações plásticas realizadas pelos participantes. Variados recursos, recursos e procedimentos técnicos serão utilizados (instalações, desenho e escultura).

Ao final de todo o produto gerado o grupo exercitará  uma curadoria orientada para organizar uma forma de apresentação no formato da instalação que ilustre a essência do que foi percebido e trabalhado e que interaja com o público e com o que foi produzido em outras oficinas.





   A iniciativa propõe uma série de ações para valorizar a cultura das comunidades do Alto Tietê Cabeceiras. “Estamos atuando em oito municípios, sempre conhecendo a história de comunidade, ouvindo o relato dos moradores e registrando as riquezas culturais e naturais de cada lugar. O projeto compreende três focos de ação: realização de oficinas de iniciação em linguagens artísticas gratuitas abertas aos moradores; gravação e exibição itinerante de um documentário retratando as comunidades visitadas e montagem e circulação de uma peça teatral inspirada nos relatos de vida, nas histórias ouvidas”, relata o coordenador geral Alexandre Falcão.  “A idéia é partir das lembranças ligadas ao espaço da cidade pra criar formas, utilizando materiais não convencionais como sucata. A idéia é criar também interferindo nos espaços livres comuns. A técnica escolhida – pintura, registro em vídeo, escultura – vai surgir do encontro entre os participantes” comenta Samara Costa, responsável pela coordenação dos trabalhos. O grupo vai desenvolver algumas produções e pretende exibi-las na cidade, celebrando as histórias locais. Para saber mais acesse AQUI.

Para conhecer os trabalhos da artista plástica Samara Costa acesse:

________________________________________________________
Associação Cultural Opereta
Rua Dr. Emílio Ribas, s/n
Vila Sopreter - Poá
4638-2700 - acopereta@gmail.com

Um comentário:

  1. Queridos, que post caprichado! Estamos aqui mobilizados pra que seja um encontro bem legal! Grande abraço de todos aqui

    ResponderExcluir