quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Peça Didática de Baden Baden sobre o acordo, de Bertolt Brecht



Bertolt Brecht
Dramaturgo e poeta alemão, Brecht (1898-1956) procurou fazer de sua obra um meio de transmitir os pensamentos de uma sociedade mais justa e ainda assim, manter sua forma de fazer teatro atraente para o público.
Ao conhecer o seu parceiro musical Kurt Weill, grandes espetáculos foram montados como "A Ópera dos Três Vinténs", "Happy End", entre tantos outros.
Crítico feroz de Hitler em pleno Regime Nazista foi obrigado a deixar sua terra natal e habitar países como Dinamarca, Suíça e Estados Unidos.
Em 1949, com o apoio do Governo Alemão, funda o "Berliner Ensemble" que serviria de palco para várias montagens do autor. Até hoje suas obras seguem montadas no mundo inteiro.


A Peça
Trata da queda de um avião na cidade de Baden Baden com 4 aviadores que, sem recursos, pedem auxílio para os seus habitantes que vão decidir ou não ajudá-los, já que nunca foram ajudados.
Antes de uma simples narração de uma história, o espetáculo vai investigar o momento de cidadãos em busca de sua dignidade.


A Montagem
Essa montagem é a finalização do Curso Livre de Teatro dado no início de outubro de 2010 ainda em Suzano com a parceria da Associação Paulista de Artes Cênicas (APAC) no seu Ponto de Cultura Trupe Volante com sede na Casa Branca.
Ao mudar de endereço e ir para a Associação Cultural Opereta (ACO) - também um Ponto de Cultura do Projeto Mãos à Obra - o grupo aumentou e iniciou o processo de montagem que culmina nessa apresentação.
Focado no desenvolvimento individual e no trabalho coletivo de responsabilidades, para o elenco, a troca com a peça Baden Baden vale mais como uma congregação de valores adquiridos ao longo do processo do que o produto final em si: imposição de uma sociedade de consumo que força a massificação de qualquer coisa que seja feita.
Nesse ponto, a plateia é imprescindível, pois é o motivo de todos os dias de ensaios, produção da peça e a preocupação com a mensagem que Bertolt Brecht tem com sua impecável obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário