quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Espetáculo "Francisco de Assis"

Entre os dias 27 e 30 de setembro, alunos do oitavo ano da Escola Waldorf Arcanjo Micael apresentaram a peça ‘Francisco de Assis’, em Suzano, no Teatro Armando de Ré onde quase 2.000 pessoas puderam prestigiar um belíssimo trabalho durante os quatro dias de encenação.

A pedagogia Waldorf está baseada no conhecimento profundo do desenvolvimento humano, seus métodos estimulam o entusiasmo pela aprendizagem. Todo o ciclo do ensino fundamental busca ajudar a criança a integrar-se no mundo. Imaginação, admiração e criatividade são qualidades buscadas e cultivadas nesse período da vida, dos 7 aos 14 anos.


O teatro é um diferencial do currículo Waldorf, desde o jardim. À medida que crescem, os alunos aprimoram a maneira de lidar com a arte cênica dentro dos conteúdos pedagógicos trabalhados em classe com a professora e na socialização com os amigos. Portanto, a montagem da peça teatral do oitavo ano é um grande acontecimento em suas vidas, envolvendo expectativas cultivadas por vários anos.

No trabalho da preparação para a peça, os alunos passam por muitas fases até chegarem ao resultado final. Da escolha e leitura do texto até a estreia da peça, ocorre um longo caminho onde são exercitados o companheirismo, a criatividade e o trabalho em grupo. Durante os quatro dias de apresentação, os alunos tiveram a chance de experimentar vários personagens, situações e emoções diferentes, criando intimidade com a peça e com a história que vai ser encenada.

No palco e por trás dele é um grande trabalho artístico cujo valor não reside apenas na apresentação bem sucedida mas, também, em seu preparo e em tudo o que a acompanha contando, inclusive, com a participação dos pais, mães e demais responsáveis.

Os responsáveis pela montagem foram: Jucélia Mª de L. Melo (Professora de Classe e Coordenação Geral), Marco Senna (Direção de Elenco, Cenografia e Figurino) e Felippe Z. Braga (Direção Musical, Arranjos e Preparação Vocal).

2 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores da peça, aos alunos, aos que nela trabalharam para concretizar tal trabalho que foi marcante para tantas pessoas. A formação dos adolescentes que nela primaram certamente foi por isso bastante enriquecida. Como seria diferente nossa sociedade se tal trabalho de arte, beleza e cultura chegasse às escolas públicas, e todas nossas crianças e adolescentes tivessem essa oportunidade, também!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a Débora. Espero que a Lei de Educação Musical em todas as escolas mude esse quadro.
    Uma pena terem se esquecido de alguém nesta lista de nomes. =]
    Parabéns pelo blog e por todo trabalho!

    ResponderExcluir